IMG_1084

Idéias de projetos fotográficos para Pais e Mães

No questionário que fizemos, muita gente falou que estava sem tempo de fotografar.

Gente, uma fotografia leva literalmente centésimos de segundo para ser feita!

Muita gente acha que fotografia precisa de produção, tempo, preparo… Mas você pode fazer fotos lindas sem sair de casa, no dia-a-dia. Aliás, com o passar dos anos estas fotos provavelmente vão ser mais significantes do que uma foto feita em estúdio, por exemplo.

UMA foto por dia já vai fazer você desenvolver suas habilidades.

E se você ainda acha que uma foto por dia é muito, pode começar com uma por semana.

Um ótimo jeito de criar o hábito de tirar fotos todos os dias é adotar um desafio fotográfico.

Pensando nisso, o Rô e eu pensamos em um projeto bem divertido para fazermos juntos:

 Uma semana na vida de _______
(nome do seu filho)

Tire ao menos uma foto por dia. Durante uma semana. A idéia é terminar a semana com um micro registro da rotina dos seus filhos. Imagine que legal ver essas fotos daqui a 10 anos!

Algumas propostas:

  • Fotografe em diversos locais da casa. As vezes, a luz que você tem no banheiro é linda! Já tem foto dos seus filhos escovando os dentes no espelho?
  • Fotografe brinquedos, roupas, sapatos, detalhes da casa relevantes a rotina.
  • Fotografe bem perto. Close nas mãos, olhos, cabelos.
  • Auto-retratos, afinal de contas você também faz parte da sua família.
  • Hora da comida. Não precisa se preocupar com uma mesa bem arrumadinha. Aqui no Filhografia a gente é a favor de retratos da vida real!
  • Hora de dormir. Tem algum ritual na hora de dormir? Já tirou foto disso?
  • Arrumando para sair de casa. Eu sei, esse é mais difícil… normalmente deixar todo mundo pronto pra sair de casa, não deixa tempo pra mais nada… Se você conseguir tirar uma foto em meio ao caos, ganha pontos extras por completar essa tarefa!
  • Use e abuse das janelas.

Sinta-se a vontade para tirar mais de uma foto por dia 🙂

Outras idéias de projeto

  • Um dia na vida de… – fotografe o cotidiano do(s) seu(s) filhos(s) durante um dia.
  • 52 fotos que resumem um ano: Uma foto por semana durante um ano.
  • O mês do aniversário – fotografe seu filho durante o mês do seu aniversário, vai ser um bom registro da idade que ele está.
  • Escolha um tema, por exemplo:

Brinquedos: Registre os brinquedos das crianças espalhados pela casa, em contextos divertidos, as crianças brincando com eles.

Refeições:
 curte foto de família, mas adora um “food porn” também? registre cada refeição que sua família fizer na próxima semana, tire foto das compras, comidas prediletas, a mesa posta, os lanches da escola, etc.

Movimento: se na sua casa, difícil mesmo é a turminha para quieta, tente registrar todo esse movimento! Crianças pulando na cama, correndo no quintal, rodopiando no tapete. Se elas ficarem borradas, fica bacana também. Mas se vc quiser “congelar o momento” tente deixar sua velocidade em no mínimo 1/400. Se vc não sabe do que eu estou falando, não esquenta, daqui a pouco a gente manda uma dica sobre velocidade.

Nesses projetos temáticos quem escolhe a duração é você, mas eu sugeriria no mínimo uma semana para focar no tema escolhido.

Agora, se você estiver se sentindo especialmente criativo e INVENTAR seu próprio projeto, eu vou adorar saber sobre ele. Conta pra gente.

Beijos!

Amar é compartilhar 🙂

Posts Relacionados

Novembro 2016 – semana 2 – cotidianos Esse post bem que poderia ser da série "Brincadeiras que rendem boas fotos" e talvez eu devesse classificar ele assim também... Mas como não tenho cap...
Pinturas de rosto – Brincadeiras e atividade... Quando a Alice tinha uns 3, 4 anos eu comecei a pintar o rosto dela para apresentações de teatrinho.Dai, me empolguei assistindo tutoriais no yout...
Brincadeira Fotográfica 4 – Visão de Pássaro... Depois de brincar de visão de inseto porque não ir na direção completamente oposta? Por isso hoje vamos te ensinar a fazer a visão de pááááááááássaro....
Folhagrafia – Brincadeiras que rendem boas f... Pré-escrito: quem nomeou esse post foi a Alice, quando perguntei para ela como chamar essa atividade que a gente inventou.Eu queria fazer uma ativ...

Comments

  1. Daniela Xavier

    Amei as dicas!!! A gente fotografa tudo quando viaja, placa de parque, flor do jardim alheio, prato do restaurante… e do nosso dia a dia zero. Preciso rever todos os meus conceitos aqui, esse post me deu uma “tapa na cara”, não registro nada aqui de casa!!!! Obrigada!!!!!!

    1. Author
      Rodrigo Mattioli

      Que bom Daniela! Faz de conta que esta viajando na sua própria casa 🙂

Leave a Comment