composicao

Mas o que é composição fotográfica?

Imagine a seguinte cena: você tem uma criança linda na sua frente, a luz está entrando pela janela de um jeito que tudo fica mais bonito, sabe quando até a poeira flutuando no ar parece pózinho mágico das fadinhas? Imaginou? Sua cabeça teve que criar uma imagem e mesmo inconscientemente você colocou a criança em um lugar, a luz entrando da janela em um certo angulo, a janela, etc. Tudo isso foi construído pela sua imaginação.

Quando você compõe uma foto, o processo é um pouco parecido, ainda que não tão rápido quanto um pensamento, e você vai estar trabalhando com elementos do mundo real. Neste cenário sua foto também vai ser “construída”. Você vai tomar decisões como: Será que eu centralizo o menino ou dou uma deslocada pra esquerda? Focalizo na menina ou no cachorro? Deixo o fundo bem iluminado ou faço uma silhueta? As possibilidades são infinitas. Estas decisões que você toma a respeito dos elementos da sua foto é como você faz a sua composição fotográfica.

IMG_3622-2
E justamente por serem muitas as decisões a composição é subjetiva. Ou seja, o que funciona pra mim, pode não funcionar para você. E você pode querer experimentar de vários “sabores de fotografia” até descobrir um que se adapte melhor ao seu paladar naquele momento.

Tendo dito isso, existem algumas “regras”, ou como eu prefiro pensar técnicas, que você pode aplicar quando estiver praticando. Aos poucos vamos falando aqui no blog sobre esses métodos. É legal aprender e dominar as técnicas. Quanto melhor voce souber e se sentir confortável com uma técnica, mais facilmente voce vai poder improvisar e criar coisas novas com suas imagens.

TRANSFORME SUAS FOTOS COM COMPOSIÇÃO

5 formas de ver seus filhos de outro angulo

EM BREVE:

– Foco, você domina?
– Como Enquadrar seu filho
– Regra dos terços
– Decepe cabeças, não pés!

Amar é compartilhar 🙂

RelatedPost

Leave a Comment