fotografia_de_familia_dicas_de_composicao_fotografica

Como enxergar seu filho de outro ponto de vista.

A fotografia é uma linguagem e o ângulo que você escolhe vai influenciar bastante na leitura da foto. É como escrever. A forma como as frases são construídas, os adjetivos, as palavras, tudo influência no texto. Diferentes jeitos de escrever formam estilos distintos, e o mesmo vale para fotografia.

No entanto, a maioria dos adultos tira fotos de pé, segurando a câmera na altura dos olhos. Quando muito, viram a câmera para sua posição preferida: retrato ou paisagem.

O problema é que, se você não for além disso, vai acabar tendo muitas fotos sempre com a mesma perspectiva.

Quando estamos fotografando crianças, é fundamental nos colocarmos na altura delas. Isso não só nos ajuda a tirar melhores retratos dos nossos pequenos, como também nos ajuda a entender um pouco de como eles veem o mundo.

Ficar de pé e tirar uma foto é fácil, é confortável e não vai ter deixar constrangido(a). Para mudar o ângulo das suas fotos, você vai provavelmente ter que expandir um pouco sua zona de conforto.

Porém, garantimos que o resultado compensará e você vai ficar muito contente de ter praticado essas dicas.

Então vamos lá para as dicas.

1 – Agache e fique no mesmo nível da criança.

Como eu falei antes, colocar-se no nível do seu filho é crucial.

Imagine seus filhos, agora adultos olhando essas fotos feitas a partir do ponto de vista deles. Bem, você já teve a experiência de voltar a algum lugar da sua infância e se recordar de tudo ser muito diferente? Pois então, suas fotos vão evocar muito mais memórias para seus filhos. De certa forma, elas foram feitas a partir da mirada deles mesmos, ao invés de serem feitas pela visão dos pais.

Mas, em termos mais práticos, se colocar na altura do seu filho é simplesmente mais divertido. Você poderá interagir e conversar muito mais facilmente com ele.

IMG_0953
Agora que você já esta com os olhos na altura dos olhos do seu filho, aproveite para ver o mundo como ele vê! Repare como toda a perspectiva do mundo muda. Aproveite.

¨Embaixo, Embaixo, Embaixo… Ôhôôô,Ôhôôô,¨

IMG_6530

E já que esta agachado, deite. Isso mesmo, deixe a câmera o mais perto do chão possível. A perspectiva mudará completamente. Utilize brinquedos espalhados no chão para compor a foto. Como fica a textura do piso? Tem algum tapete estampado que pode ficar interessante na foto?

2 – Visão de pássaro

Agora vamos para o outro extremo. Em vez de descer, vamos voar. Posicione a câmera sobre a cena e fotografe com ela apontada diretamente para baixo.

Nesse angulo, o chão (ou a cama, ou qualquer coisa que você tenha embaixo) é o seu plano de fundo. O bom dessa técnica é que mesmo que você esteja com muitas pessoas ou bagunça a sua volta, com esse plano de fundo, tudo isso será cortado.

Outro beneficio é que é divertido! Crianças gostam de deitar de barriga pra cima, quando você estiver tirando fotos dos seus filhos, também pode ficar descalço e fazer cócegas neles com os pés enquanto fotografa.

Mais uma vantagem dessa perspectiva: Ela contextualiza! Um tapete divertido, os lençois da cama, a grama verdinha, folhas de outono, areia da praia, flores de primavera… Quando você fotografa assim seu plano de fundo pode dizer muito sobre onde/quando vocês estavam.

IMG_6326

Para os mais experientes: Se você tiver uma grande angular será excelente. Cuidado para não deixar seus pés na foto!

Dica extra: Você não necessariamente precisa olhar no visor para tirar a foto. É claro que será mais fácil de enquadrar, mas lembre-se que você pode re-enquadrar a foto depois. Não olhar no visor te permitirá elevar mais a câmera, dando mais possibilidades para a foto.

3 – Use espelhos e reflexos

Essas são boas formas de capturar expressões naturais. Além disso, superfícies brilhantes melhoram bastante a luz das fotos. Se não tiver espelho, procure reflexos em outros lugares. Lentes de óculos, torneiras de metal e por aí vai.

fotografia_de_familia_dicas_de_composicao_fotografica

4 – Encontre uma moldura na foto

Muitas vezes emolduramos fotos para que elas se destaquem. E é isso que você pode fazer se tiver algum elemento para usar como uma moldura dentro da foto. Portas, janelas, qualquer elemento que isole o elemento principal da foto vai tornar a imagem mais interessante.

Além da dica de composição, tem uma outra dica aqui. Brincar é uma ótima maneira de conseguir expressões espontâneas. Nós estávamos brincado de cade acho e, numa das vezes que ela se escondeu, eu preparei a câmera para fotografar assim que ela aparecesse.

Além da dica de composição, tem uma outra dica aqui. Brincar é uma ótima maneira de conseguir expressões espontâneas. Nós estávamos brincado de cade acho e, numa das vezes que ela se escondeu, eu preparei a câmera para fotografar assim que ela aparecesse.

5 – Chegue mais perto!

Crianças são fofas por inteiro. Mãos fofinhas, pés que dão vontade de morder e rostos super macios. Por que não encher o quadro com estes detalhes? Isto funciona muito bem para as mãozinhas e pézinhos principalmente dos bebês.
enquadramento_fotografia_de_familia_dicas_de_composicao_fotografica_close
Close-ups criam impacto, e são ótimo para eliminar as bagunças também.

Quando você achar que está perto, tente chegar ainda um pouco mais perto. Quando você chega bem perto a foto é bem mais íntima, por isso você certamente terá imagens que dão aquela sensação de estar conectando com a alma dos seus filhos.

—————————

E aí? Gostou destas dicas de fotografia? Esperamos que sim! Se tiver dúvidas ou sugestões comenta aí embaixo!

E se você quer ver mais fotos bonitas de criança, sigam-nos lá no pinterest.

Amar é compartilhar 🙂

Posts Relacionados

Não fotografe o aniversário do seu filho.  Aniversário. Dia de festa. Tira foto da decoração. Da mesa de convidado. Tem close no brigadeiro. Essas fotos de detalhe são bonitas, mas en...
Fotos de viagem e uma dica de site para publicar e... Nesse final de ano, a gente fez uma viagem bem legal da qual tiramos muitas fotos bacanas.Queríamos passar o final do ano com uma família de a...
Brincadeiras fotográficas – parte dois. Olá!Para quem está acompanhando nossas brincadeiras fotográficas, tá aí o segundo vídeo da série:E se você não sabe do que estamos faland...
Produtinhos – Atividades que valem boas foto...  Aqui em casa, todo mundo cria muita coisa o tempo todo. Isso significa que tem muita bagun… ops, criatividade espalhada por ai. Mas esse post não é s...

Leave a Comment